Como a velocidade da minha conexão influencia minha vida [upgrade para atendimentos]

27/05/2010

O que é “banda larga” e “banda curta”?

Toda conexão de internet tem um limite de dados que pode trafegar por ela. Pensemos em um cano d’água; se mantivermos a força de inserção da água constante, existe um limite de volume d’água que passa por um cano, pra aumentar este limite você precisa ou de um cano maior ou de uma bomba que aumente a pressão d’água. Mas é bom lembrar que se a pressão for muito alta, o cano pode rachar, por isso existem medidas definidas de pressão para cada cano.

 

Na sua conexão de internet acontece o mesmo; existe um limite de dados que pode trafegar do servidor até a sua casa, e este limite é definido pela largura da sua banda. Bandas mais largas suportam maior volume de informações, portanto possibilitam que se tenha uma navegação mais rápida. Exemplos de banda larga são as redes ADSL (via linha telefônica), via cabo e via rádio (sem fio) que podem chegar a trafegar até 10Mbits (100Kbps) por segundo. Exemplos de banda curta são modems ligados em linha telefônica comum, que só conseguem trafegar 56Kb por segundo.

 

Como a velocidade de conexão influencia a minha vida e a vida do meu cliente?

 

O exemplo mais prático do quando a sua velocidade pode influenciar a sua experiência na web é quando estamos assistindo a um vídeo no youtube ou vimeo. Bandas mais largas têm a capacidade de transmitir dados em uma velocidade alta o bastante para que o video seja reproduzido instantaneamente e carregado completamente antes do término da sua exibição. O que quer dizer que; quanto mais dados conseguimos receber, maior o volume de conteúdo que poderemos usufruir no momento.

 

A banda larga dá a possibilidade de vermos filmes com maior qualidade, baixarmos sites com ferramentas mais pesadas e por consequëncia, obtermos uma melhor experiência online. Em alguns cantos do mundo, a velocidade de conexão é tão grande que podemos pensar em substituir nosso sinal de TV por um sinal de internet, assistindo nossos programas preferidos dentro do ABC.com, Comedycentral, etc.

 

Veja o futuro da sua TV no vídeo abaixo:

 

 

Conheça também

Google TV

 

 

Veja também:
Tópico 01 – Lidando com a verdade
Tópico 02 – Elementos da navegação online
Tópico 03 – Como eu me conecto?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: